-
Arquitetos: C.F. Møller Architects; C.F. Møller Architects
- Área: 65000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mark Hadden, Nikolaj Jakobsen
-
Fabricantes: Bendheim, Herrljunga
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício de laboratórios, Biomedicum, será a principal fonte de pesquisa no Instituto Karolinska, em Estocolmo, uma das principais universidades médicas do mundo, conhecida entre outras coisas por selecionar os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.
Anteriormente, os ambientes de pesquisa do Instituto Karolinska estavam espalhados por todo o campus - uma área verde com prédios de tijolo aarente datados da década de 1930. Com a Biomedicum, o Instituto Karolinska ganhará um espaço unificador para futuras pesquisas, com laboratórios e instalações de escritório equipados de forma ultra-flexível, que servirão como um catalisador para a colaboração entre os diversos ambientes de pesquisa e estudo.
A nova construção não se destina apenas a fornecer um edifício no campus, mas também para acomodar seu interior. Com um átrio verde coberto por vidro, a área externa do campus é continuada através do edifício, reforçando assim as qualidades sociais da área verde em benefício do compartilhamento de conhecimento e da interdisciplinaridade.
A abertura do edifício, criada entre outras coisas através de um piso térreo convidativo e transparente com acesso ao átrio, bem como um café e espaço para exposições públicas, também cria novas conexões através do parque, abrindo assim o Instituto Karolinska, ambos para a cidade e para o novo hospital universitário planejado, Nya Karolinska Solna (NKS).
Biomedicum se tornará portanto um ponto crucial na área - um ícone para a pesquisa mundial pela qual o Instituto Karolinska é conhecido.